O Comunismo nada mais é do que a transformação do estado em uma empresa, "The Ultimate Corporation". Nesse regime todas as pessoas viram empregados dessa grande corporação que controla tudo, os membros do "partido" viram os middle managers e o lider carísmatico nada mais é do que o CEO da empresa. Metas são definidas por um comitê central, "The Board", e tem que ser compridas pelos departamentos. O cumprimento dessas metas impostas gera prêmios e punições para os empregados da empresa, ou seja, os cidadãos do país. No país/empresa comunista não existe espaço para demissões, porque a empresa/país é tudo, a única saída para os empregados/cidadãos que não comprem as metas ou geram problemas é a execução [1].
Aconteceu assim na Rússia e está acontecendo assim na Venezuela, onde o país nada mais é do que um braço da empresa petrolífera, a PDVSA.
[1] Stálin criou uma maneira mais criativa de matar os seus empregados, em vez de dar um tiro na pessoa, ele a mandava para a Sibéria e a fazia trabalhar até morrer de fome, doença ou acidente de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário