Havia um jovem muito inteligente que queria se tornar um monge, porém ele tinha que trabalhar na lanchonete do seu pai, cozinhando. Um dia apareceu um mestre zen, e o jovem perguntou: "Mestre, como posso atingir a iluminação se tudo que faço é fritar ovos", e o mestre respondeu: "Buda está em todas as coisas".
Após aquele dia o jovem resolveu se dedicar ainda mais à lanchonete. Passo à passo ele foi dominando todas as técnicas de fritar ovos: com óleo, sem óleo, gema dura, gema mole, etc. Depois de alguns anos ele podia saber quando o ovo estava levemente tostado e com a gema no ponto certo sem ao menos olhar para ele. Ele conseguia até fritar 6 ovos ao mesmo tempo sem deixar nenhum queimar, ao mesmo tempo que cortava tomates.
Um dia o monge voltou ao restaurante do jovem, que havia prosperado e estava cheio de clientes. O jovem feliz por rever tão sábio homem, disse após lhe servir um bife à cavalo:
- Mestre, segui o seu conselho e busquei Buda na arte de fritar ovos, mas mesmo assim não cheguei até a iluminação. O que o senhor tem para me dizer?
- Me traz o molho inglês, que esses ovos estão do caralho! - Respondeu o mestre de boca cheia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário