terça-feira, julho 17, 2012

Palmanova do cerrado

Palmanova é uma cidade que foi construída no final do século XVI. Criada do nada  na fronteira da República de Veneza, ela tinha como objetivo atrair a população para aquela região e por isso foi construída seguindo os mais modernos preceitos humanísticos e urbanistas. O resultado foi uma cidade com ruas amplas e em forma de estrela:




Porém ninguém se mudou para lá. O governo foi obrigado a perdoar criminosos e dar-lhes casas e materiais para ocupar o espaço, tudo isso às custas do tesouro público. Ela nunca se tornou viável e hoje a cidade existe como um ponto turístico para pessoas interessadas em arquitetura medieval.


Brasilia é uma cidade que foi construída no meio do século XX. Criada do nada no centro do Brasil, ela tinha como objetivo atrair a população para aquela região e por isso foi contruída seguindo os mais modernos preceitos humanísticos e urbanistas. O resultado foi uma cidade com ruas amplas e em forma de pássaro:


Para fazer com que as pessoas se mudassem para lá o governo deu casas e benefícios aos funcionários públicos, tudo isso às custas do tesouro público...

É,  quem não estuda história está condenado à repetir os erros do passado.