quinta-feira, junho 11, 2015

Estatuto do desfacamento

Na década de 50, após uma série de crimes envolvendo facas em filmes, a cidade de Nova York decidiu criar uma lei proibindo um tipo específico de facas chamadas de gravity knifes. Logo depois uma lei federal proibiu o comércio dessas mesmas facas, o que a fez com que elas desaparecessem dos EUA, tornando a lei municipal inútil.

Porém, essa lei foi tão mal escrita, que a critério do guarda, qualquer canivete pode ser considerada uma  gravity knife. Recentemente, com a política do stop-and-frisky, a polícia passou a parar para revistar as pessoas mesmo que não tenha motivo para isso, dai o guarda acha um canivete e resolve prender a pessoa usando uma interpretação errada de uma lei ruim de 50 anos atrás.

Parece tudo inócuo, mas um homem de 50 anos, ex-detendo que estava levando a vida fazendo bicos, foi condenado à mais 8 anos de prisão porque tinha um canivete de trabalho no bolso. Mais 8 anos da vida de um homem, milhares de dólares do contribuinte somente porque em 1950 os vereadores de NYC decidiram proteger as pessoas do James Dean.