quinta-feira, julho 09, 2009

Compilando o Chromium no Linux

Baixei o source do Chromium (Versão do Google Chrome para Mac e Linux). O link para o source está aqui:

http://dev.chromium.org/developers/how-tos/get-the-code

Pode-se baixar o tarball com o snapshot do SVN. A primeira coisa que chama atenção é o tamanho do arquivo, 805 MB, mais de 2,4 GB descompactado, muito maior que o kernel do linux, aparentemente existe uma quantidade gigantesca de dados para unit test.

Em seguida é preciso baixar alguns scripts do google:

http://dev.chromium.org/developers/how-tos/install-gclient

Um detalhe muito importante é executar o glient no diretório chromium extraído do tarball, além de atualizar o código através do SVN, o script cria os arquivos SConstruct necessários para o scons compilar o programa.

Dentro do diretório

chromium/src/build

Existe o seguinte script

install-build-deps.sh

Que instala as dependencias do chromium, ele inclusive gerou e instalou algumas bibliotecas de 32 bits no meu linux de 64 bits.

Depois é só seguir as instruções dessa página:

http://code.google.com/p/chromium/wiki/LinuxBuildInstructions

O programa de funcionando surpreendentemente bem, não teve nenhum bug, acessei diversas páginas com uso intenso de javascript (inclusive a própria interface do blogger). O que existe é a falta de algumas funcionalidades, o menu de opção não tem quase nada e não é possível trocar o idioma do dicionário. Também aprece um fundo verde ande dele fazer o refresh da página.

Aparentemente o desenvolvimento do chromium está bem avançado, o que faz sentido, já que o google vai lançar um sistema operacional baseado nele.

UPDATE: A tela verde no refresh só aparece se o chromium for compilado no modo de Debug, no modo de Release a página é renderizada sem esse problema, porém ele morreu quando eu tentei arrastar o mapa no google maps :-(

Nenhum comentário:

Postar um comentário