quarta-feira, setembro 16, 2009

Impressões sobre Belém

Estou em Belém do Pará. A primeira impressão da cidade é a chegada ao Aeroporto, o avião chega bem alto, acima das nuvens e desce rapidamente quando está próximo da cidade, tão rápido que fica-se com um zumbido no ouvido o resto do dia devido a mudança brusca de pressão. Chega-se pelo rio, no primeiro momento têm-se a impressão de que vamos pousar na água.

Saindo do aeroporto me chamou a atenção a grande quantidade de outdoors de políticos. O entorno do aeroporto é bastante feio, mas o centro da cidade é bastante bonito, ainda existem muitos prédios com a arquitetura original da cidade. O mais típico são os sobrados quadrados com detalhes de gesso nas janelas e no topo do prédio.

Também chama a atenção o céu, parece que ele é mais alto do que em São Paulo. Não sei se as nuvens ficam mais alto ou se é por causa da grande luminosidade. Por falar no Sol, Belém é bastante quente e úmida, é ruim ficar em lugares que não tenham árvores ou ar-condicionado.

Nas partes mais antigas da cidade existem mangueiras plantadas, muitas mangueiras, tanto que é muito comum os carros serem atingidos por mangas enquanto estão estacionados na rua.