terça-feira, novembro 24, 2009

Arquitetura Mexicana

A arquitetura mexicana é bem interessante, além dos elementos tradicionais da arquitetura colonial espanhola ainda serem bastante utilizados, existe uma arquitetura moderna inspirada nas obras Aztecas que pode ser chamada de "Monumental", com prédios formadas por enormes blocos e paredes gigantescas. Acho que o terminal 2 do aeroporto entre nessa categoria e o instituto que eu estou visitando também. O primeiro prédio é formado por dois blocos, um perpendicular ao outro, o bloco de baixo fica embutido no morro e possui uma parede branca de vidro, a porta é quase invisível, somente indicada por uma plaquinha. Dentro a estrutura é de concreto e aço mas sem deixar de ser aconchegante. O segundo prédio é formado por três retângulos de concreto, com os lados menores cobertos de vidro, os blocos estão empilhados e um pouco desalinhados entre si em um dos eixos.

O Niemayer está muito velho, acho pobre o uso exclusivo do concreto nos prédios dele é muito datado, é possível  fazer uma arquitetura moderna utilizando também vidro e aço. Me questiono também sobre a originalidade das peças dele, apesar do ufanismo nacional acho que ele não é tão original assim.

2 comentários:

  1. Não entendi a ligação entre arquitetura mexicana e Niemeyer....
    ???

    ResponderExcluir
  2. O México é um país Latino Americano com uma história e um desenvolvimento econômico similar ao Brasil. Porém vê-se no México expressões culturais, principalmente nas artes plásticas e na arquitetura muito mais interessantes e originais que no Brasil.

    ResponderExcluir