sexta-feira, maio 26, 2006

Major Nelson é um bolha

O Major Nelson do seriano "Jeannie é um Gênio" é, como o próprio canal que reprisa o seriado afirma, um bolha. O cara pode ter tudo que desejar, é só pedir para a Jeannie, porém ele insiste que deve conseguir tudo por mérito próprio de uma maneira irritantemente protestante. Se não bastasse isso, o obtuso major é incapaz de perceber que o seu melhor amigo é um babaca aproveitador.

Mas o pior de tudo é ele não perceber que a Jennie é louca por ele. Fico tentando imaginar o motivo. Será que o Major é Gay? Ou será simplesmente repressão sexual na infância? Ou até uma mistura das duas coisas?

Quando Jeannie diz: "Qual o seu desejo, amo?", a resposto é óbivia para todos que estão assistindo a série. É interessante como o erotismo pode ser dissimulado.

3 comentários:

  1. Esse comentário foi interessante, varuzzos. Conviver com "sociais" me fez pensar um pouco como eles. Viajemos e interpretemos.

    O Major Nelson é um típico americano: teimoso, mal-educado, machista e frustrado, inclusive sexualmente. Junto com aquele outro amigo da força aérea, formam quase um Beavis and Butthead.

    A Jeannie é uma mulher linda, talentosa, inteligente, mas com uma "maldição": tem que obedecer o sujeito que o libertou da lâmpada. Que merda: sai da lâmpada direto pra América!

    Se a maldição é algo que não permite que a Jeannie pense em outra coisa senão o Major Nelson, que a ignora e maltrata, não pode ser chamada de outra coisa senão de casamento (contexto: anos 60).

    É só fazer um paralelo com "A feiticeira".

    Aliás Tonho, o Alf é você na república do Anel heheheheh =)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leonardo...
    Gostaria de postar minha opinião aqui...

    Bom, como todos já sabem, Jeannie é um seriado que, apesar de semelhanças, se opõe a Feiticeira. Afinal, apesar de Jeannie ser um genio e ter que obedecer ao seu amo, e ela quem sempre tem o controle, ou descontrole, da situaçao. Inclusive existem episodios em que se ve bem clara essa ideia da libertacao feminina! Quem assistiu vai lembrar.

    Pelo meu ponto de vista, eu vejo o Major nao como um "bolha", mas sim como um homem correto, que nao se deslumbra pela possibilidade de poder e riqueza que Jeannie poderia lhe oferecer. O personagem foi criado para demonstrar um homem correto, de padroes e regras(como um major deve ser) que e conservador demais para aceitar que e apaixonado por uma genio das Arábias.
    O fato de eles nunca ficarem efetivamente juntos, como um romance em A Feiticeira, e simplesmente pelo fato de ser este o principal motivo de a serie progredir. Tanto que o final da serie se deu logo apos o casamento dos dois, onde o casal se tornaria mais um casal "normal" como na seria de Elizabeth Montgomery...

    E quanto a questao sensual ou sexual, considerem que o seriado e um programa voltado a familia e dos anos 60. Nao existe esse tipo de coisa num programa como I dream of Jeannie. Tenham consciencia disso, por mais que voces sejam homens, tenham consciencia disso...

    E por fim, a questao principal nao e entender e criticar com um mera visao objetiva. Uma trama é arte, e como tal deve ser entendida com certa sensibilidade artistica e um espirito critico flexivel...

    Se quiserem coisas mais fortes e "sexuais", assistam a Dallas,que tem como personagem principal o proprio Larry Hagman, o Major Nelson.

    Desculpem incomodar, eu so quis postar a minha opiniao...

    Obrigada,
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna, sua opnião é bem vinda,

    Concordo com você na questão moral do Major Nelson querer obter o sucesso por méritos próprios. E claro que a série não pode ser explícita em nada.

    Mas fico pensando qual seria o comportamento de personagens mais realistas. Será que o Major Nelson não teria crises de consciência sobre usar ou não os poderes da Jeannie para proveito próprio? Ou para resolver grandes problemas do mundo? Se ele estava decidido a não usar os poderes da Jeannie porque a mantinha como gênio?

    Quanto a questão sexual, outro dia eu percebi que no agente 86 o Maxwell Smart não compreende o desejo da agente 99, de maneira similar ao Major com a Jennie. Acho que nessas comédias esta retratada a situação desconfortável dos homens da época em relação a liberação sexual das mulheres, eles não sabem como reagir quando uma garota toma a iniciativa.

    ResponderExcluir