sábado, junho 02, 2018

Mitos sobre a idade média

Na história oficial existia o iluminismo grego e romano, mas com a chegada do cristianismo a Europa entra na idade das trevas enquanto que o mundo árabe vive um era de ouro com grande desenvolvimento cultural e artístico. Isso mostra que os livros de história da escola não passam de panfletos, os fatos são:

1. A idade média foi criada por Roma. Com populismo e o aumento dos gastos públicos as pessoas começaram a fugir do império romano por causa dos impostos. Para evirar isso o Imperador constantino criou a lei que prendia as pessoas à terra, iniciando a servidão da idade média.

2. O império islâmico teve o seu auge porque pilhou todos os povos do entorno, o crescimento do islamismo no mundo destruiu milhares de culturas antigas.

3. Os árabes não preservaram a cultura grega, pelo contrário, eles destruíram tudo que podiam da Grécia. Quem fez isso foram os monges ortodoxos na Líbia e na Síria.

4. Durante quase 1000 anos a Europa foi sitiada pelos árabes, a gosta do continente foi despovoada por causa dos constantes ataques árabes que tinham como objetivo saquear e capturar escravos.

5. A idade média não foi um período de estagnação tecnológica, a agricultura e as artes militares tiveram grandes avanços, o que permitiu a Europa iniciar as cruzadas, que foram uma reação aos ataques árabes. O fim da destruição constante causada pelos islâmicos permitiu que a Europa florescesse.

6. Em muitas áreas a idade moderna não foi um avanço. O estado moderno era muito mais opressor do que o sistema feudal pois o rei absolutista tinha muito mais poder. Os impostos aumentaram de maneira abusiva, o que derrubou o padrão de vida da população.

7. Os piores eventos da história europeia ocorreram na idade moderna: Caça às bruxas, perseguição aos judeus e a peste negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário