domingo, outubro 30, 2005

Dezesseis toneladas

Tinha ouvido que a música 16 toneladas era uma versão de uma música americada. Fui atrás da original, e descobri uma letra fantástica sobre os trabalhadores em minas de carvão:

"I was born one mornin' when the sun didn't shine
Picked up a shovel and I walked to the mine
I hauled Sixteen Tons of number 9 coal
And the straw-boss said, "Well, bless my soul"

(Chorus:)

You haul Sixteen Tons, whadaya get?
Another older and deeper in debt
Saint Peter don't you call me cause I can't go
I owe my soul to the company store

Repeat Chorus

Born one morning it was drizzle and rain
Fightin' and Trouble are my middle name
I was raised in a canebrake by an old mama lion
And no high-toned woman make me walk the line

Repeat Chorus

See me comin' better step aside
A lot of men didn't and a lot of men died
I got one fist of iron and the other of steel
And if the right one don't get ya, the left one will

Repeat Chorus

Born one mornin' when the sun didn't shine
Picked up a shovel and I walked to the mine
I hauled Sixteen Tons of number 9 coal
And the straw-boss said, "Well, bless my soul"

Repeat Chorus"

O autor é Merle, a origem desta música está mais detalhadaneste site.

Essa música foi gravada por Noriel Vilela, e depois regravada pelo Funk como le Gusta, com uma letra em português que não tem absolutamente nada à ver com a original:

"Sente
Esse samba quente que é muito legal
É super pra frente, é bem genial
Embalo como esse só quem vai curtir
Quem não se machucar quando deixa cair
Por isso vem, vem, embale na nossa
Esse balanço tira qualquer um da fossa
Ele é um barato e é da pesada
Esse é o famoso dezesseis toneladas


Iiiih
Bolei o ano inteiro esse samba pra frente
Que é gostoso paca, é um samba decente
Segura essa conversa, segura a jogada
Quem não gosta de samba, não gosta de nada
E a curtição do samba empolgado
É um flamengão num estádio lotado
Turma da pesada que segure a parada
Esse é o famoso dezesseis toneladas


Iiiih
Já dei o meu recado, agora vou me mandar
Vou refrescar a cuca pra poder incrementar
Porque cuca cansada só dá confusão
Onda de pirado deixa a gente na mão
Por isso nem vem, não vai me encontrar
Agora estou na minha pois estou devagar
Já disse o que queria a toda rapaziada
Esse é o famoso dezesseis toneladas... "

Nenhum comentário:

Postar um comentário