segunda-feira, outubro 17, 2005

Koan do Ovo Frito

Havia um jovem muito inteligente que queria se tornar um monge, porém ele tinha que trabalhar na lanchonete do seu pai, cozinhando. Um dia apareceu um mestre zen, e o jovem perguntou: "Mestre, como posso atingir a iluminação se tudo que faço é fritar ovos", e o mestre respondeu: "Buda está em todas as coisas".

Após aquele dia o jovem resolveu se dedicar ainda mais à lanchonete. Passo à passo ele foi dominando todas as técnicas de fritar ovos: com óleo, sem óleo, gema dura, gema mole, etc. Depois de alguns anos ele podia saber quando o ovo estava levemente tostado e com a gema no ponto certo sem ao menos olhar para ele. Ele conseguia até fritar 6 ovos ao mesmo tempo sem deixar nenhum queimar, ao mesmo tempo que cortava tomates.

Um dia o monge voltou ao restaurante do jovem, que havia prosperado e estava cheio de clientes. O jovem feliz por rever tão sábio homem, disse após lhe servir um bife à cavalo:

- Mestre, segui o seu conselho e busquei Buda na arte de fritar ovos, mas mesmo assim não cheguei até a iluminação. O que o senhor tem para me dizer?

- Me traz o molho inglês, que esses ovos estão do caralho! - Respondeu o mestre de boca cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário